5 Motivos para Vacinar seu cão!

Vacinar seu pet é uma das coisas mais importantes para garantir que ele esteja protegido contra doenças graves que podem lhe causar a morte.

A vacinação deve começar entre 6 e 8 semanas de vida do pet. Antes desta idade os cachorros estão ainda sob o efeito dos anticorpos maternos, adquiridos através do leite, o que poderá neutralizar o efeito das vacinas.

O reforço deve ser dado em média, a cada 3 semanas até atingirem as 16 semanas de idade. Após esse primeiro ciclo o é de extrema importância o reforço anual para que estejam protegidos.

Separamos 5 motivos pelos quais você deve cumprir na integra o plano de vacinação.

1– Reduz o índice de contaminação

Vacinando o seu cão você contribui para que a disseminação das doenças reduza.

Assim todos os animais que convivem com o seu cachorro estaram mais seguros e saudáveis.

2 – Deixa o animal protegido

Algumas doenças podem levar a sérias complicações incluindo a morte do animal.

A vacinação permite a resposta imunitária do animal sem existir doença. Ou seja, o organismo do animal irá formar anticorpos específicos contra determinadas doenças. E, se eventualmente o animal mais tarde estiver em contato com os agentes causadores das mesmas doenças, o organismo irá ter uma reação rápida no seu combate.

3 – Diminui a percentagem de mortes de cachorros

Nos primeiros dias de vida a proteção dos cachorros é conferida pelos anticorpos presentes no leite materno. É muito importante que a cadela esteja vacinada, para poder transmitir aos seus filhos esses anticorpos.

Os cachorros começam a ser desmamados por volta das 6 semanas de idade o que vai levar a uma quebra das defesas conferidas pela amamentação. Assim, se os cachorros não forem logo vacinados nessa altura, vai ocorrer um período de alta suscetibilidade para ficarem doentes.

Uma vez que nesse período o seu sistema imunitário ainda não é muito competente e eficaz, os cachorros não têm proteção suficiente para conseguir ultrapassar estas doenças.

Isso pode levar ao desenvolvimento da doença, com sinais clínicos severos e que em alguns dos casos pode levar à sua morte.

4 – Permite que o seu animal socialize sem riscos

Os cachorros devem começar a socializar com outros cães, outros animais e pessoas desde cedo. Porque os primeiros meses são os mais importantes para definir a sua personalidade e os seus medos.

Se o seu pet não estiver vacinado, estar com outros cães pode tornar-se um risco muito grande, no caso de doenças transmissíveis, pode ficar doente.

Por isso, seguir o plano de vacinação do seu cachorro é de extrema importância. Só assim garante que ele possa ter uma vida longa e feliz.

5 – Encontro com o veterinário

É uma oportunidade de levar o pet ao veterinário para que ele seja avaliado. Medicina preventiva tem tudo a ver com vacinação e com visitas periódicas de check-up para evitar problemas. Dessa forma, o tutor fica mais ciente da importância das consultas e da vacinação.