top of page

Afinal, os cachorros sonham?

O sono do nosso cachorro não é tão diferente do nosso. Durante o sono, o nosso corpo repara o estresse que fomos submetidos durante o dia. Esse estresse é o simples fato de estarmos vivos, já que todo o nosso organismo trabalha incansavelmente para se manter. Assim como nós, se os cachorros não dormir adequadamente, pode apresentar problemas de saúde.





Além disso, o seu cachorro também sonha. Então se ele mexer, latir ou uivar durante a soneca pode ficar tranquilo que isso é normal.

Os cães possuem três estágios de sono:

1- NREM: movimento não-rápido dos olhos;

2-REM: movimento rápido dos olhos;

3- SWS: sono de onda lenta, estágio onde o cão geralmente respira profundamente

No estágio REM, os cães costumam ter contrações musculares, como mexer a patinha ou latir.


“E quantas horas o meu peludo precisa dormir por dia?”

Bom, depende da faixa etária. Filhotes dormem entre 16 e 20 horas, mas esse sono não é ininterrupto, é dividido ao longo do dia. Já os adultos dormem entre 15 a 16 horas diárias, sendo divididos entre sono profundo e pequenos cochilos. Cães idosos dormem um pouco mais, isso acontece porque eles se cansam mais com as atividades diárias.


Dicas para que o seu cão-panheiro tenha um sono tranquilo:

1- Caminha adequada: O ideal é que o cão tenha um lugar específico para dormir, dessa forma quando ele estiver cansado ou for repreendido, ele saberá para onde ir. Escolha uma caminha macia e confortável para o seu amigo.

2- Nada de frio! Lembre-se de colocar a caminha longe de friagem e chuva. Além disso, é importante que tenha um isolante térmico para que ele não fique com frio.

3- Exercícios: os cães precisam gastar energia para que tenham um bom sono. Faça um passeio ou uma brincadeira ativa para que ele descanse adequadamente.


Se você notar que o seu cachorro não está dormindo adequadamente, entre em contato com um médico veterinário de sua confiança para que haja um diagnóstico do problema.


Gostou das dicas? Comente aqui como anda o sono do seu filho de quatro patas.

81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page