Alergias de Primavera nos Pets!

A mudança de estações traz consigo as alergias sazonais, que são resultado da alteração de temperatura, umidade e clima de forma geral. Com a chegada da primavera, sintomas como tosse, espirros e coriza podem acometer humanos e até cães e gatos. Com o alto índice de pólen circulando no ar, animais sensíveis podem manifestar sinais alérgenos.


Os tipos de alergia mais comuns nesta época são:

Atopias são resultado do contato com elementos encontrados no ambiente, bem como pólens, bolores e ácaros. Tais substâncias podem provocar sintomas respiratórios, oculares ou dermatológicos.

A polinose é uma alergia desencadeada pelo aumento do pólen no ar, apresenta sintomas associados à coceira pelo corpo e infecções secundárias dos ouvidos e da pele, lambedura excessiva, conjuntivite em cães. Os felinos apresentam, coceira, perda de pelos e lesões de pele, quadros respiratórios como rinite, asma e bronquite alérgica.


Práticas para prevenir alergias:

- Reduzir a inalação ou ingestão de alérgenos, sempre que o animal sair para passear é necessário limpar as almofadinhas das patas.

- Evitar passeios em locais com maior concentração de pólen.

- Limpeza dos sapatos ao adentrar em casa.


Caso perceba os sintomas no seu melhor amigo, entre em contato com um médico veterinário de sua confiança para a realização do acompanhamento e tratamento.



Notou algo incomum? Agende agora mesmo uma consulta para seu pet:

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo