Como cuidar da caixa de areia do meu gato?

Se você optou por ter um animal de estimação em casa, com certeza seu número de tarefas para o dia a dia aumentou consideravelmente! Para garantir um ambiente confortável para você e para o pet, é importante manter a limpeza do espaço em dia, principalmente se ele for um gato.


Os felinos têm todo um ritual importante para ir ao banheiro: eles cheiram a areia, sobem na caixa devagar, escolhem um lugar, cavam, cavam, cavam mais um pouco, escolhem uma posição, fazem as necessidades, escondem, cheiram, saem da caixa, cheiram de novo e vão se limpar. ✔ Para eles é muito importante esconder as fezes e urina pois elas têm cheiro forte e podem atrair predadores.⠀

Como são animais muito organizados e higiênicos, é quase uma exigência que a caixa de areia deles seja limpa regularmente, e caso eles não se sintam confortáveis no lugar certo, vão acabar fazendo suas necessidades em outros lugares da casa. Separamos algumas dicas para ajudar você nestes cuidados! Confere só:

Tenha uma Rotina:

Defina uma rotina de limpeza da caixa de areia que seja confortável para você e para o seu gatinho. É comum que todos eles tenham uma baixa tolerância à sujeira e aos odores fortes, por isso é essencial limpar todos os dias.

Não existe um horário adequado, você deve alinhar essa tarefa à sua rotina de tarefas de limpeza, mas não deixe de levar em consideração os momentos em que o felino faz as suas necessidades.


Utilize os utensílios corretos:

Hoje o mercado oferece uma diversidade de opções de utensílios que vão facilitar a sua rotina de limpeza. Estes vão desde areias e sílicas que formam torrões que facilitam a retirada de caixa, até mesmo pás, bacias inteligentes com peneiras e saquinhos higiênicos. Encontre o que vai se adequa a sua necessidade e ao estilo de vida do seu felino.



Escolha a localização ideal:

Se o seu gatinho tem rejeitado a caixa de areia ela pode estar posicionada no local errado. Os gatos não gostam de estar em locais com muito barulho e agitação na hora de fazer suas necessidades, por isso, manter a caixa próxima a máquina de lavar, por exemplo, não é uma boa opção ‼⠀⠀

Procure um local de fácil acesso mas ainda reservado na casa, os gatos tem muita noção de higiene e não gostam de comer ou dormir onde fazem as necessidades.

Lave a caixa regularmente:

A limpeza diária ajuda a manter o banheiro do seu bichano higienizado e limpinho. Mas uma faxina geral também é necessária pelo menos 1x na semana. O ideal é optar por produtos de limpeza próprios para pets, já que eles possuem componentes que matam as bactérias e removem os odores desagradáveis.



Lembre-se que higiene é muito importante! Encontre todos os produtos necessários para esses cuidados aqui na UniPet! Venha nos fazer uma visita ou compre direto pelo site:



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo