Como ensinar o gato a usar o arranhador?

Hoje é comemorado o dia Mundial do Gato, mais uma data para celebrar os felinos. ste dia foi criado em 2002 pela International Fund for Animal Welfare, para conscientizar os tutores sobre a saúde e bem estar dos nossos amigos de bigode!


Quem tem um gato sabe que na verdade todos os dias são o dia do gato, já que eles já são presença garantia na maioria das famílias brasileiras e vivem sendo mimados pelos donos (e vizinhos) constantemente!


Mas, os tutores de felinos sabem que deixá-los em casa pertinho do sofá é um desafio e tanto, já que assim que os bichanos passarem por ele, encontraremos repuxados e arranhados, não é?


Os gatos tem o costume de arranhar para se alongar, marcar território e afiar as unhas, e quando não oferecemos um item adequado para que eles façam isso, os móveis acabam sendo os escolhidos! A escolha de um arranhador pode oferecer ao gato um local confortável para realizar essa atividades de forma divertida!



Hoje no mercado existem os mais diversos tipos de arranhadores e como escolher o ideal para o meu bichano?

A melhor forma de identificar qual arranhador vai agradar mais o seu gatinho é observando o seu comportamento. Se ele prefere arranhar as unhas no tapete, provavelmente irá se adaptar melhor com arranhadores baixos, no modelo "tapete"! Mas se ele é do tipo que prefere escalar e afiar as unhas na lateral do sofá, por exemplo, os arranhadores elevados podem ser a melhor opção, como o modelo "árvore";

Muitos arranhadores também contam com brinquedos pendurados, túneis e diversos níveis de elevação para atrair a atenção dos bichinhos.



Mas como ensinar a usar o arranhador?


Arranhar já é um hábito natural (e ancestral) dos gatos! E como dissemos anteriormente, esse hábito não serve apenas para manter as unhas afiadas, é também a forma mais natural do gato marcar o seu território, já que dessa forma ele consegue deixar os moveis (e o espaço) com seu cheiro corporal!


É importante ensinar o seu gato a usar o arranhador se quiser manter os moveis inteiros, mas essa não costuma ser uma tarefa muito difícil, já que a grande maioria dos gatos aprendem sozinhos a utilizar. Mas se o seu bichano não se interessar ou não estiver se adaptando ao arranhador, nos temos algumas dicas que podem ajudar:

Fique atento a localização do arranhador! Se o seu gato parece ter um carinho especial escolhendo sempre arranhar algum móvel especifico, o ideal é que você posicione o arranhador no mesmo lugar.


Incentive o gato! Se ele não se mostrar interessado no arranhador, coloque algum brinquedo pendurado para chamar a atenção e incentivar o gato a se aproximar do novo objeto. Você pode optar por bolas, espanadores, ratinhos de brinquedo, ou outro item que possa despertar a curiosidade do bichano!




E se mesmo assim ele não quiser utilizar?


Alguns gatinhos podem demonstrar desinteresse com o novo brinquedo que você trouxe para casa, mas não se preocupe. Alguns gatos precisam de mais tempo para entender a funcionalidade daquele item, isso é um comportamento bem comum. Mas se mesmo depois de um tempo seu gato não demonstrar o interesse alguns truques podem ajudar:

Deixe o arranhador com cheiro do gato! Se ele possuir alguma manta ou cobertor, o tutor pode passar o item contra o arranhado, assim o gatinho sentirá como se aquele item fosse seu, e por instinto natural, começaram a se esfregar contra ele.

Brinque junto com ele! Chame o gato para perto do arranhador, faça carinhos e incentive algumas brincadeiras. Desta forma, não só estará passando um bom momento com ele, como também vai estimular a usar e relacionar o arranhador de forma positiva.

Utilize reforço positivo! Todas as vezes que o gato se aproximar ou afiar as unhas no arranhador você deve fazer um agrado! Oferecer um petiscos ou realizar algumas carícias são mais que o suficiente para ele entender que esse ato agrada o tutor.


Não permita que ele continue arranhando os movéis! Se o seu gato ainda é filhote, ao vê-lo arranhado outro móvel deve pegar nele e levá-lo diretamente para o arranhador.


Dessa forma, o seu gato deverá começar a usar o arranhador de forma natural, uma vez que para eles o fato de afiar as unhas é agradável e muito benéfico.


Mas caso ele continue demonstrando desinteresse o ideal é procurar por outro arranhador. Gatos tem muita personalidade e podem simplesmente não gostar do designer ou funcionalidade do brinquedo. Fique sempre atento ao seu comportamento do seu felino para oferecer sempre itens que melhorem sua qualidade de vida e bem estar!


Você já sabe né? Aqui na Unipet oferecemos os mais diversos tipos de arranhadores, brinquedos, petiscos e tudo que seu amigo de bigode precisa!


Que tal aproveitar o dia do gato e garantir tudo para o conforto do seu peludo?







3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo