Como os animais devem ser transportados?

Os animais de estimação se tornaram verdadeiros cãopanheiros para todos os tipos de eventos, passeios, viagens, trilhas. Com isso, veio a necessidade de aderir ao transporte automotivo para toda a família. Mas você sabe como transportar seu pet em segurança? Vamos te dar algumas dicas.





O primeiro passo é se atentar a legislação, isso evita que você seja multado, perca pontos na carteira, além de evitar possíveis acidentes. O Código de Trânsito Brasileiro não proíbe o transporte de pets em veículos, mas são necessários alguns cuidados.


Art.252: de acordo com o inciso II, considera-se infração média, com penalidade por multa e perda de pontos na carteira, dirigir o veículo “transportando pessoas, animais ou volumes à sua esquerda, ou entre braços e pernas”.

Art. 235: considera-se infração grave, com penalidade por multa, perda de pontos na carteira e retenção de veículo para transbordo, “conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo quando devidamente autorizado”.

Art. 169: considera-se infração leve com penalidade por multa e perda de pontos na carteira “dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança”.





Agora, algumas dicas para o transporte:

Mantenha o pet preso.

Mesmo que tenha um passageiro que possa segurar o animal, o ideal é que ele fique preso, para a segurança de todos. No caso de cães de pequeno porte, uma caixa de transporte é recomendada. Já para os cães de médio e grande porte é indicado o uso de guias que acoplam no cinto de segurança.


Nada de cabeça para fora!

A legislação e os veterinários proíbem a prática, o vento pode causar ressecamento ocular, além de correr o risco de entrar insetos no olho do animal.


Se atente ao calor.

Se está quente para você dentro do veículo, imagine para o animal que possui camadas e camadas de pelos. Lembre-se de refrescar o carro antes. Mantenha as janelas abertas e ligue o ar-condicionado.


Gostou do texto? Nós temos várias matérias já publicadas, CONFIRA AQUI.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo