Quem tem um pet em casa precisa se acostumar com a queda de pelo.
Isso acontece durante o ano todo e é algo normal.
E quando essa queda se intensifica? Ficamos preocupados pensando se pode estar relacionado a algum problema de saúde.
A maioria dos cães perde pelos durante o ano todo, mas em duas épocas acontece mais intensamente: primavera e outono.
Na primavera ocorre uma substituição da pelagem por uma mais fina, para que o animal aguente bem as temperaturas mais elevadas do verão.
No outono a troca é por uma mais grossa que favorece a proteção do frio no inverno.
O tamanho do pelo é outro grande influenciador. Por incrível que pareça, cães de pelo curto perdem muito mais fios do que os de pelo longo.
Os de pelagem comprida geralmente precisam de banhos semanais e são escovados, removendo muitos pelos mortos. Já os de pelagem curta necessitam de cuidados menos frequentes, acabam sendo menos escovados e soltando mais pelos pela casa.
Mas, se você tem gatos a situação muda.
Eles trocam de pelo todos os meses e isso se intensifica também entre as estações. Porém, outros fatores influenciam bastante na queda, como estresse.
Quando se sentem desconfortáveis, desconfiados e acuados, soltam mais pelo que o normal.
Se a queda está ocorrendo há bastante tempo e apareceram sinais estranhos na pele e nos pelos, como falhas, odor forte, caspas e opacidade, fique atento.
Outros fatores estão associados à queda excessiva, como doenças de pele. Sarnas, alergias, micoses, seborreia e foliculite costumam ser as causas mais comuns.
O ideal é procurar um veterinário dermatologista de sua confiança para tratar o problema.
Além disso, realize o controle de pulgas e carrapatos mensalmente, evitando coceiras e perda da pelagem por arrancamento de pelos.
Comments