Feromônios o que são? Qual a funcionalidade?

Os feromônios são uma das diversas formas de comunicação dos gatos. Ela se dá com base em compostos químicos das secreções, como saliva e urina. Aprendendo quais são os tipos de feromônios, podemos utilizá-los para impedir comportamentos errados, por exemplo problemas comportamentais, agressividade e até xixi no lugar errado.



Os feromônios são divididos em três categorias, de acordo com o local que são secretados.


Feromônios da cabeça:

Seu bixano já esfregou a cabeça em você? Com esse ato, o animal pode emitir até cinco tipos diferentes de feromônios com várias funções, além disso é um sinal de carinho. O mais comum é a demarcação de território. Além de sinalizar que aquele espaço é dele, também demonstra ser um local seguro.


Feromônios de unhas:

Talvez você já tenha se perguntado, porque os gatos arranham tudo por aí? A resposta é: Feromônios! Além disso, também demonstra marcação de território.


Feromônios na urina:

Essa talvez seja a forma mais desagradável dos feromônios felinos. São usados para demarcar territórios, afastar outros pets. Mas essa demarcação é diferente do xixi normal, ela sai em forma de esguichos e na horizontal, e possui um odor mais forte.


A melhor forma de se comunicar com o seu gatinho é se comunicando na linguagem deles. Dessa forma o mercado possui diversos produtos que você pode usar para realizar esse diálogo.

Para que isso seja feito da maneira correta, entre em contato com um médico veterinário de sua confiança.


Agende agora mesmo uma consulta!



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo