Meu gato precisa de um bebedouro?

Os gatinhos tem um comportamento muito diferente não é mesmo? Eles são animais super independetes e muito amaveis, mas ainda guardam muitas caraterísticas de seus antecessores felinos. É por isso que os bebedouros podem ser uma excelente opção para oferecer mais qualidade de vida e saude para seu felino, vamos te contar tudo sobre isso agora!


Porque os gatos bebem pouca água?

Enquanto algumas espécies bebem água diretamente de alguma fonte hídrica, outras obtêm a hidratação principalmente a partir dos alimentos.


Isso é uma característica do comportamento natural dos bichanos, já que antes deles serem domesticados conseguiam os índices diários necessários de água por meio da alimentação, com uma dieta composta por outros animais.


As rações secas convencionais não oferecem as fontes hídricas necessárias e os gatos domésticos têm essa dificuldade, pois ele não tem um sistema neural que induz a sensação de sede como nós temos. Por isso, é fundamental que o tutor faça o possível para estimular a atração do gato pela água.


Além de não sentirem tanta sede, os gatos costumam ter uma forte aversão a água. Isso acontece porque o líquido está associado a alguns estímulos aversivos para os gatos.

E quais são esses estímulos?

O principal deles é a descaracterização dos odores, o que é fundamental na comunicação dos gatos. Não bastasse isso, o peso da substância sobre os pelos altera a sensibilidade tátil deles e provoca uma variação brusca de temperatura que é muito estressante para os bichanos.


Mais um estímulo que deve ser destacado é o risco de molhar os bigodes, já que eles são muito sensíveis, o contato da água com essas estruturas é muito incômodo para os gatos.

É por isso que alguns felinos têm o hábito de molhar a patinha e beber água a partir dela, a fim de não molhar os bigodões.



Quais problemas a falta de água no organismo pode causar?

Um dos sistemas mais afetados por doenças no organismo felino é o trato urinário. Por conta disso, é muito comum nos depararmos com gatos que apresentam problemas e alterações nos rins e na bexiga, por exemplo, além da predisposição para a formação de cálculos nessa região.

Há diversos fatores que causam esses problemas. Um dos principais é a ingestão inadequada de água e a consequente concentração de minerais na urina ou alterações morfológicas na estrutura dos rins, que prejudicam o seu funcionamento.

Por que os gatinhos adoram os bebedouros?

Como mencionado acima, o comportamento dos gatos na natureza ainda está muito presente no instinto dos felinos domésticos. Por conta disso, eles não costumam beber água, especialmente quando ela está parada em potinhos pela casa.

Embora alguns gatinhos gostem muito de água e costumem tomá-la em bebedouros comuns, o uso de fontes estimula a ingestão hídrica, pois simula a água corrente de rios. Afinal, é nesse tipo de estrutura que os felinos selvagens costumavam encontrar.


Qual o modelo correto de bebedouro para meu gato?

Primeiro leve em consideração o tamanho do produto. Gatos costumam beber, em média, de 30 a 50ml de água por quilo corporal. Um pote de água para um gato de 5kg, por exemplo, deve ter, no mínimo, 300ml de capacidade.

Também é importante lembrar de fazer a troca da água diariamente e a limpeza do bebedouro uma vez por semana. Outro ponto a se prestar atenção é o material do pote de água. Devemos evitar bebedouros plásticos e de alumínio, pois eles podem liberar substâncias nocivas ou acumular bactérias e microrganismos em suas ranhuras. No caso da fonte, o ideal é optar por modelos com filtros. Para isso, é preciso estar atento ao prazo em que o filtro deve ser trocado para que a água fique limpa. A fonte de água para gato traz como pontos positivos o interesse dos bichanos e o fato de a água estar sempre limpa e fresca.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo