• anamoraesdesigner

Por que os gatos dormem tanto?

Sendo gateiro a muito tempo, ou tutor de primeira viagem uma coisa que sempre espanta é quantidade de horas ao longo do dia que os gatinhos passam dormindo... Esse é um questionamento que todos os veterinários já escutaram diversas vezes, afinal, os tutores estão sempre se preocupando com esse comportamento quase sedentário dos felinos.

Mas assim como os seres humanos, os gatinhos também se preocupam em ter uma rotina organizada. Depois de um momento de brincadeira, caça ou passeio eles adoram buscar um local bem confortável para tirar uma boa soneca.





Será que é normal os gatos passarem tanto tempo dormindo?


Os estudos mostram que os felinos podem dormir de 15 a 20 horas por dia, então pode ficar tranquilo, porque é completamente normal seu bichano (independente da raça) passar a maior parte do dia de olhos fechados tirando um cochilo!

O estado de alerta dos gatos durante o sono está presente na maior parte das horas de descanso desses felinos, mas assim como os seres humanos, eles também possuem períodos de sono mais profundos.

Não é difícil identificar quando eles se encontram na fase do sono REM (a fase mais profunda), sinais como espasmos nas patinhas e movimento das pálpebras enquanto eles dormem são bem comuns. Mas fora esse momento, os gatos conseguem dormir em qualquer posição, até mesmo sentados ou em pé, basta que eles tencionem os músculos e fechem os olhos!


Mas por que eles dormem durante todo esse tempo?


Apesar de domesticados, os gatos ainda trazem muitos instintos selvagens de suas origens. Como animais caçadores, eles dormem para poupar o máximo de energia possível, se preparando para a próxima "caçada".

E por mais que muitas vezes pareça que eles estão em sono profundo, os bichanos estão sempre bem atentos e prontos para reagir ao menor sinal de perigo. Como dormem durante pouco tempo profundamente, são necessárias algumas sonecas ao longo do dia para recuperar as energias.


Os gatinhos dormem durante toda a noite?


Os felinos, como bons predadores, possuem hábitos noturnos intensos, entrando em ação quando outros animais estão dormindo ainda, o que facilita para encontrar a presa. Por mais que seu bichano receba ração e petiscos todos os dias, os instintos naturais de caça ainda fazem parte da sua vida. Então durante a noite, eles não costumam dormir, na verdade esse é o período onde eles estão mais ativos.


Por que meu gato gosta de dormir comigo?


Mimo ou instinto natural? A verdade é que esse é um comportamento de dormir junto dos tutores é algo bem comum entre os gatos. Essa é uma forma deles buscarem segurança e conforto.

Voltando aos instintos naturais os gatos precisam estar protegidos de predadores durante o sono, então nada melhor que buscar conforto junto a pessoa que ele mais confia!


Meu gatinho tem dormido mais que o normal, o que pode ser?


O comportamento dos gatinhos pode variar muito, dependendo de sua raça, idade, temperamento, estilo de vida, saúde e até mesmo o clima! Assim como nós, os bichanos também são influenciados pela temperatura do ambiente. Geralmente, em dias frios e chuvosos eles tendem a ficar mais aninhados e prontos para uma boa soneca.

Mas os gatos também são extremamente adaptáveis, o que significa que ele é capaz de mudar um pouquinho sua rotina de sono para passar mais tempo ao lado dos tutores!


Caso note que seu pet teve uma mudança brusca de comportamento (não tem reagido mais os estímulos ou não tem se alimentado corretamente), ele pode estar com algum problema de saúde.

Se o seu bichano tem estado com o pelo sujo e sem brilho, também pode ser um sinal de alerta! Os gatos são muito higiênicos, e se tem mostrado preguiça até para se limpar o melhor é buscar ajuda de um especialista!


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo