• anamoraesdesigner

Sedentarismo Felino! Como mudar a rotina dos gatinhos?

É difícil desvincular a visão do gatinho preguiçoso, dormindo o dia inteiro. Isso porque a cultura Pop sempre os representou dessa forma, em séries, desenhos, filmes..

Mas os gateiros de plantão sabem que não é bem assim. Na verdade, não é sempre assim. Os gatos quando são filhotes tendem a ter mais energia, dessa forma são muito mais ativos do que os felinos adultos.


É importante lembrar que o sedentarismo pode levar o seu gatinho à obesidade, o que prejudica a saúde do animal.


Os gatos que não saem de casa, tem mais tendência a se tornarem sedentários, isso porque como o animal passa horas e horas sem nenhuma atividade física, ele acaba gastando seu tempo dormindo e descansando!


Mas os felinos podem se tornar sedentários pelas mais diversas razões... Podendo ser pela falta de brincadeiras e estímulos, a falta de exercício, uma alimentação não balanceada e até mesmo o stress! Seu gatinho pode estar estressado pela convivência com outros animais da residência ou por uma mudança na rotina... Fique atento para oferecer um ambiente confortável e livre de stress para os eu bichano!



Isso pode acarretar em algum problema de saúde para o meu felino?


Se o seu bichano realiza pouca (ou nenhuma) atividade física ele começara a ganhar peso, e assim como os humanos, pode se tornar obeso. Já que com o aumento do peso, vai ficando cada mais difícil para o gatinho realizar algumas atividades...


Quando o gato está sedentário, ele começa a passar mais horas descansando e com isso não queima as calorias correspondentes, o que pode gerar os mais diversos problemas de sobrepeso. Como cardiopatias, artrite, a diminuição da fertilidade, diabete mellitus, problemas no sistema urinário inferior, entre outras.



Como prevenir?


Para manter o gato saudável é importante que o tutor tenha cuidados com sua alimentação, oferecendo uma dieta adequada para o peso e estilo de vida do felino. Além disso também é importante que seja criada uma rotina de exercícios ou de brincadeiras.


Os tutores já devem ter percebido que qualquer coisa pode deixar o gatinho entretido quando filhote, mas isso não acontece na fase adulta. Dessa forma é interessante que você adquira alguns brinquedos pensados para o divertimento do pet.


Uma ótima opção são as varas com plumas, elas estimulam o bote do felino, ou mesmo os famosos arranhadores, que cuidam para que o gato gaste um pouco de energia e alivie o stress sem destruir nenhum móvel ou as plantinhas! Mas não são só essas opções, existem bolinhas, ratinhos, insetos, pelúcias que podem despertar o interesse do animal.

O estímulo a atividades não é importante somente para a saúde física do animal, mas também para que ele crie um maior vinculo emocional com o tutor!


Se o seu gato já apresenta um quadro de obesidade, você deve levá-lo a um médico veterinário de sua confiança para a realização de exames para diagnostico completo e então dar início ao tratamento e dieta adequada! Não se esqueça que a obesidade é uma doença, e por mais que um gatinho gordinho seja fofo, não faz bem para a saúde dele!



Agende agora mesmo um horário para o seu felino com nossos especialistas!


Somente um veterinário poderá te ajudar a criar uma dieta adequada e saudável para o seu felino, com base em sua idade, condição de saúde, peso e estilo de vida!


Sabemos que a maioria dos felinos está sempre pedindo comida, mas é importante que o tutor se lembre que nem sempre isso é algo saudável. O ideal é oferecer o alimento em momentos adequados e nas quantidades corretas.


Não importa a idade do gatinho, eles sempre querem brincar ou estão disposto a caçar alguma coisa. Claro que essa disposição não é a mesma em todos os períodos de vida, mas basta que o tutor tenha vontade e disposição para brincar da forma adequada, que já será de imenso valor para a saúde física e emocional do felino!


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo