Provavelmente você já presenciou seu pet passando diversos minutos lambendo a pata, coçando a orelha compulsivamente ou mordendo uma parte específica do corpo.
Saiba que esses comportamentos são muito comuns de acontecer em cães e as causas são variadas.
Além de ser desconfortável para o cão, a persistência do comportamento também pode representar perigo a saúde do animal, principalmente nos casos mais graves e persistentes.
Por que o cachorro se lambe?
ALERGIAS:
O seu cão pode ter desenvolvido uma irritação na pele ou dermatite ao entrar em contato com uma substância específica.
ANSIEDADE:
Do tédio e ansiedade o cão pode desenvolver um transtorno compulsivo obsessivo que se manifesta através de mordidas e lambidas incessantes.
PELE SECA:
A mudança no clima ou deficiência em ácidos graxos na alimentação do animal (que auxiliam na proteção e hidratação da pele) pode deixar o cão com pele seca.
DESEQUILÍBRIO HORMONAL:
Em casos de desequilíbrio nos hormônios produzidos pela tireóide ou excesso de cortisol, o corpo pode reagir com infecções de pele superficiais, causando coceira.
DOR:
Excessiva coceira, lambidas ou mordidas pode significar que o cão está com dor em determinado local do corpo. Verifique o local que o cachorro está focando para checar se não há algo errado. É comum, por exemplo, que espinhos se prendam entre os dedos, e as mordidas na verdade sejam uma forma do animal de remover o objeto. Mordidas e lambidas compulsivas na pata também podem indicar possíveis problemas ortopédicos.
PARASITAS:
Uma das causas mais comuns para mordidas e lambidas excessivas pode vir da presença de parasitas, como ácaros, pulgas e carrapatos.
Qualidade de vida é a coisa mais importante quando se trata de nossos animais de estimação.
Se lamber excessivamente pode fazer com que essa qualidade diminua com o tempo.
Mas se você acha que é pertinente discutir esses sinais com seu veterinário, juntos, vocês podem determinar se os sinais são algo com que se preocupar.
Comments