Estamos no Novembro Azul, mês destinado para a conscientização do câncer de próstata. A doença que atinge humanos do sexo masculino e até cães e gatos. Atualmente os números de portadores da doença estão crescendo consideravelmente, o que pode levar o animal a perda de qualidade de vida e até a morte.
E como você pode fazer a prevenção da doença? Castração.
A enfermidade acomete quase que 100% dos cães não castrados, e 90% das doenças de próstata podem ser evitadas com a castração no primeiro ano de vida do animal.
A castração ainda beneficia de outras formas:
Sem demarcação de território: A principal forma do cão macho demarcar território é através da urina. Se o animal for castrado antes de completar um ano, dificilmente ele criará o hábito. Passeios tranquilos: Nas idas ao parque é comum ver cães machos rodeando as fêmeas, ou fazendo xixi em todos os cantos. O animal castrado não tem a necessidade de reprodução, o que torna as caminhadas mais tranquilas.
Mesma personalidade: Existe um mito de que animais castrados se tornam agressivos. Na realidade eles ficam mais tranquilos, dóceis e mais próximos da família.
Menos doenças: Como dissemos anteriormente, a castração evita doenças de próstata, testículo e doenças infectocontagiosas.
Sempre consulte um médico veterinário de sua confiança para saber a idade adequada para realizar a castração.
Pensando em castrar seu amigo? Agende uma consulta agora mesmo!
Comments